ORIGEM DO NOME
O Bairro das Perdizes possui certas singularidades e uma delas é a origem de seu nome, que muitas pessoas não sabem.
O nome Perdizes deriva-se de uma prática existente quando ainda o bairro era considerado uma Província de São Paulo. Em que havia a existência de uma criação de perdizes, o pássaro, no quintal do Joaquim Alves Fidelis, comerciante da região na época.
Na época os moradores referiam-se à região como “quintal das perdizes”. Tal quintal ficava localizado onde atualmente fica o Largo Padre Péricles.
Até hoje quando se chega na região é possível ouvir claramente os pássaros da região.
O SINO DO DIA 7
No dia 7 de Setembro de 1822, Dom Pedro II proclamou a Independência do Brasil ao soar de um sino. Este símbolo da independência, fundido em bronze a 18kg de ouro, possui 1,75m de altura e 1,70m de diâmetro; se encontra instalado na Igreja São Geraldo, após diversas mudanças entre as grandes igrejas da capital.
Conhecido como “Bronze Velho”, muito antes de chegar a paróquia, já era conhecido dessa maneira. Sendo lembrado e comentado com orgulho pelos moradores e frequentadores da igreja.
GASTRONOMIA
Apesar do Bairro das Perdizes e região não ser tão famosos em sua vida boemia, tem muitos pontos para poder desfrutar, vai desde feiras de bairro até restaurantes chiques, os pontos abaixo foram classificados pela Revista Veja São Paulo:
Feira Orgânica
Pompeia Bar
OS TURISMOS NO BAIRRO DAS PERDIZES
Nas Perdizes o turismo é uma questão presente e significativa, sendo presente diversos tipos de turismos. Dentre estes está o turismo religioso, arquitetônico, histórico e educacional.
Estes turismos são presentes em consequência da história do bairro e a fundação da Igreja São Geraldo, com a instalação do sino símbolo da Independente. Além disso há prédios educacionais como o Colégio Santa Marcelina e o campus principal da PUC-SP, em que podemos encontrar a Paróquia Imaculado Coração de Maria e o teatro TUCA.
Particularmente tais prédios possuem forte influência para o avanço do bairro e contribuem diretamente com o turismo.
Yorumlar