top of page
Buscar
Foto do escritorGeovanna e Larissa

O CAMPO DAS PERDIZES: Uma visão do bairro pelo moradores

Atualizado: 14 de nov. de 2018


Imagem de autoria própria
Fachada da PUC-SP

O Bairro das Pedizes se encontra em um elevado. Um dos pontos turísticos principais a “Igreja do Sino” está localizada na Rua Monte Alegre, 948. A igreja leva esse nome por possuir o sino utilizado na Independência do Brasil; o mesmo estava localizado na antiga Sé Metropolitana, mas foi doado de presente por conta de uma procissão. Está igreja é da ordem carmelita, que após saírem da Igreja do Sino, se realocaram na Ordem de São Bento.


A Paroquia Coração Imaculado de Maria ou mais conhecida como capela da PUC, é sede da Paróquia Universitária de São Paulo. O bairro abrigou o convento em 1936, data fim de sua construção, quando ainda era um bairro calmo e pouco povoado.

A partir desta, a ideia de Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta tornou real e atualmente a PUC Perdizes divide o mesmo quarteirão com a paróquia. Segunda a Professora Regina (2018) na paróquia encontra-se azuleijos de origem portuguesa que data cerca do século XVII.

Paroquia Coração Imaculado de Maria

A PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), fica localizada na Rua Monte Alegre, nº 984. Foi fundada em 1946 a partir da fusão da Faculdade de Filosofia, Ciências e letras de São Bento e da Faculdade Paulista de Direito. No ano seguinte, em 1947 recebeu do Papa Pio XII o título de Pontifícia.

Durante a década de 1970 teve um papel importante durante da Ditadura Militar (1964-1985), onde foi palco de resistência contra o sistema que havia sido instalado, lutando como defensora da liberdade, dos direitos e da democracia; como desde sua fundação, onde já tinha como objetivo a qualidade acadêmica e sua preocupação social.

Muro dentro da PUC-SP, o que reforça o período de Ditadura Militar

O Bairro das Perdizes se encontra em um elevado. Um dos pontos turísticos principais a “Igreja do Sino” está localizada na Rua Monte Alegre, 948. A igreja leva esse nome por possuir o sino utilizado na Independência do Brasil; o mesmo estava localizado na antiga Sé Metropolitana, mas foi doado de presente por conta de uma procissão. Está igreja é da ordem carmelita, que após saírem da Igreja do Sino, se realocaram na Ordem de São Bento.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page